terça-feira, 19 de agosto de 2008

Atrapalha mas ajuda

Hoje, gravei os vocais da "Todo Dia".
O chefinho sempre participa das gravações, mas essa canção é especial... porque é dele...
Justiça seja feita, sempre que pode, o Ney vai nas gravações. E sempre (sempre mesmo!) tem opinião a respeito de tudo, seja a forma de executar o instrumento, seja como gravar etc. Já perdemos as contas de quantos "tchein, tchein, tcheins" ele fez (simulando o som da guitarra), quantas gesticulações na esperança de me mostrar a forma de cantar, ou (tentem imaginar) jogando os braços ora para um lado ora para outro, sugerindo que se grave algum "tchein, tchein..." no canal esquerdo e outros "tchóins.." no canal direito.
Sem falar no clássico "ah... eu faria diferente...!" (com adequada ênfase no pronome).
Como eu tenho lá minhas dificuldades com opiniões alheias, e não disponho da agilidade mental do nosso baixista (para ouvir o que ele diz ao mesmo tempo que o Brunelli fala comigo), é lógico que as dicas do chefinho me atrapalham.
Atrapalham mas ajudam.
Dessa tensão do embate de idéias têm surgido coisas boas: tenho tentado captar as 'emoções' que o Ney entende que devam estar presentes nas músicas. Muito especialmente na "Todo Dia", que certamente faz muito sentido pra ele.
E como consta do nosso Glossário, "rock'n'roll é atitude...", então, toda tensão é bem-vinda.
Minha parceria com o produtor Leo Brunelli também está rendendo na gravação dos vocais. O Leo faz eu gravar vários 'takes', cada qual com uma interpretação diferente que ele vai sugerindo metaforicamente. Uma delas, durante a gravação da "Todo Dia", era algo como "te imagina cantando para as montanhas...".
No final, o CD da Balla vai ser isso: muitos "tchéin, tchéin, tchéins...", alguns "tchóins" no canal direito... outros, no esquerdo. Mas sempre com aquele olhar sobre as montanhas.
Ah, então tá...

Nenhum comentário: