domingo, 3 de agosto de 2008

Os Meus Medos - Violões


No sábado, gravamos os violões e o teclado da canção "Os Meus Medos".

Gravei com o Gibson J 200. Uma preciosidade que tem um timbre sensacional. É o mesmo violão (marca e modelo, lógico) que Alex Lifeson (do Rush) usou na turnê brasileira do CD Vapor Trails (quando tocaram a música "Resist", ineditamente, numa versão acústica), e isso já é o suficiente pra imaginar o som que ele faz.
Quem quiser conferir, veja o 'youtube' do show Rush Live in Rio:
http://www.youtube.com/watch?v=W5dEDIKOoQY
Mas não é só: é o mesmo violão que foi utilizado por Élvis Presley e imortalizado no "Rock and Roll Hall of Fame", cujo exemplar foi doado Pete Townshend, guitarrista do "The Who", que o havia utilizado em 1968, quando compôs "Pinball Wizard", do álbum "Tommy".
Se não quiserem ir tão longe, vejam o filme "O Som do Coração". O violão que o menino "August Rush" utiliza é precisamente o Gibson J 200.
Eis o 'youtube' no qual ele aparece:
http://www.youtube.com/watch?v=sN0c_egqXAM
Bom..., ao lado do J 200, 'dobrei' o som com um violão "SigmaGuitars" do Vini. Além de ter um timbre mais agudo que o meu (o que vai dar mais brilho pra música) esse violão também tem muita história e foi utilizado por vários músicos, inclusive em alguns hits produzidos por ele.
Mas o mais legal na gravação foi uma idéia da dupla Vini e Leo, na qual eu tive que executar os mesmos acordes uma oitava acima, apenas nas três cordas mais agudas do violão. O Leo me deu uma mão na concepção desses acordes e ainda "travou" as três cordas mais graves para evitar que eu executasse elas acidentalmente, poluindo o som. O Vini selecionou o compasso exato em que eles deveriam entrar na música.
O resultado foi muito bom, lembrando um pouco o som de bandolim.

Um comentário:

Ney disse...

Segundo o Vini, o violão dele foi utilizado, por exemplo, na gravação da "Eu sei" dos Papas, música que ganhou o mundo