sábado, 9 de agosto de 2008

Produtores e Produção

De uma maneira geral, as pessoas acreditam que gravar um CD é entrar num estúdio, apertar "play-rec", executar a música, e está pronto. Por isso, poucos compreendem quando eu digo que vai levar alguns meses para o CD ficar pronto.
E quando eu falo em "produtores", as pessoas imaginam um empresário que vai tentar vender a banda para shows etc.
Não é assim, contudo.
Gravar é um processo complicado e não é algo que o músico, pelo só fato de ser músico, saiba fazer. Compor e tocar são uma coisa; gravar é outra bem diferente.
E é aí que entra o produtor do CD. Ele é uma verdadeira interface entre aquilo que o músico quer fazer, e os meios disponíveis para registro (execução e gravação).
Fazer essa interface pressupõe não apenas que o produtor tenha domínio dos meios técnicos do estúdio, mas a própria linguagem da música. Ele é o cara que se propõe a entender qual a proposta da banda, e aponta os caminhos para tanto. As vezes, isso implica modificar a maneira de cantar e de executar os instrumentos. Aliás... as vezes, não; quase sempre.
O produtor também sabe aquilo que as pessoas gostam de ouvir; ou, ao menos, "o que elas vão ouvir" se a música ficar desse ou daquele jeito. Os músicos, de tanto executar suas composições, acabam ficando com o ouvido viciado, e não percebem que a canção poderia 'soar' melhor se fosse executada com alguns ajustes, inclusive na estrutura da música. Na canção "O Farol", por exemplo, passamos a repetir o 'refrão' depois de um sugestão dos produtores.
É claro que isso gera uma tensão. Abrir mão das convicções em favor da opinião do produtor não é uma coisa fácil...
A Balla está com dois ótimos produtores: Leo Brunelli e Vini Tonello. Do ouvido deles não escapa nada. E quando eu digo "não escapa nada" falo desde pronúncias que tiveram que ser melhoradas (tipo 'cotovelos' que eu acabava cantando 'cutuvelos' ou o velho dilema 'poemás vs. poêmas') até aspectos da melodia.
Na execução dos instrumentos, o trabalho deles também é muito importante. Cada palhetada nas cordas da guitarra foram cuidadosamente planejadas e harmonizadas, dando uma coesão entre as músicas que nos surpreendeu.

Nenhum comentário: