quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Entre Anjos e Santos - A história por trás da música

Lembro que compus "Entre Anjos e Santos" passeando com o Kojak pelas ruas de Porto Alegre, numa das raras vezes que fiz uma canção sem estar dedilhando as cordas do violão.
Bom... Kojak é o nome de um cão schnawzer.
O que me inspirou a letra foi um certo 'despertar da inocência'. Aquela sensação que vem com a maturidade (além da dor nas costas, lógico) na qual percebemos que traímos algumas utopias e acabamos não só dando muita importância para o que não vale nada, como ainda construímos alguns castelos de areia.
E chega o dia que os castelos caem. Ou, como diz na canção... "cedo ou tarde chega a hora de encarar / essa gente chata, empoeirada, devagar".
Estar "entre anjos e santos" é ter consciência de estar entre iguais. A frase que melhor define a música está no final... e é quase um convite, quase uma confissão...: "queria ver você girar comigo / jogar pro alto tudo o que eu preciso em vão".
Gostaria de não precisar de nada. Gostaria de jogar para o alto tudo o que "não preciso". Mas reconhecer que algumas coisas eu "preciso em vão", para mim, já é um grande passo.
No final das contas, todas minhas canções são confissões. Nelas, não observo o mundo; sou protagonista, no mais das vezes, o vilão.
Segue a letra da canção: Versos 1 e 2, Refrão, Verso 3, Refrão
"Verso 1 e 2
Naquelas tardes eu podia enlouquecer
eu me afogava e não sabia o que fazer
Nessas horas todos anjos são iguais
Não vou deixar nenhum pra trás
Com o tempo o meu discurso envelheceu
Queria uma canção em que eu pudesse te dizer
que nessas horas todos santos são iguais
Não vá deixar nenhum pra trás
Refrão
Não posso nem lembrar
Se o mundo há de girar
queria ver você girar comigo
jogar pro alto tudo o que eu preciso em vão
Verso 3
Cedo ou tarde chega a hora de encarar
essa gente chata, empoeirada, devagar
Só eu sei do que já fui capaz
Deixa pra lá, eu quero paz
Refrão
Não posso nem lembrar
Se o mundo há de girar
Queria ver você girar comigo
jogar pro alto tudo o que eu preciso em vão"

Nenhum comentário: