domingo, 17 de agosto de 2008

O Farol - A história por trás da música

O que essa canção tem de diferente, em relação às demais da Balla, é que ela dá o recado direto, sem muita enrolação. É uma canção simples, até ingênua, sem grandes pretensões.
Na manhã de um feriadão, eu estava em Porto Alegre e não sabia se ia visitar a família em Rio Grande ou se ia para o Farol de Santa Marta. Bom, na disputa entre ir para o Sul ou para o Norte, acabei indo pro Farol sem pensar muito. Chegando lá (e era minha primeira vez) não encontrei uma única casa para alugar, qualquer pousada... absolutamente nada. Estava tudo lotado.
Já na praia, imaginando que ia ter que voltar para Porto Alegre, encontrei um casal de amigos que estava numa cabana bem na encosta do morro. Acabei me instalando por lá. A vista era demais: dava para ver a curva que a praia fazia até chegar no farol. Na manhã do dia seguinte havia muito sereno, e a imagem era de cartão-postal.
Como passei toda a minha infância/adolescência/juventude na praia do Cassino, o clima 'praiano' do Farol de Santa Marta acabou me remetendo àqueles bons tempos. Uma época na qual, ingenuamente, contemplávamos em segredo os nossos objetos de desejo (leia-se: mulheres). Bom, violão em punho, daí surgiu o primeiro verso da canção: "Sempre que eu quero te encontrar / eu fico aqui nesse lugar / o teu perfume pelo ar / meu melhor passatempo"
A letra, portanto, fala de amores contemplativos, quase platônicos. Fala daquilo que se sente (ou se sentia) até o instante em que o sujeito põe tudo a perder e decide conhecer sua amada.
Como disse, é uma canção despretensiosa, mas, por vezes, dá trabalho 'ser simples' e esse talvez seja o grande desafio da Balla na gravação dessa canção.
Ah... o nome da música não podia ser outro, lógico: "O Farol".
Segue a letra, verso 1, refrão, verso 2, refrão, chorus.
"Verso 1
Sempre que eu quero te encontrar
eu fico aqui nesse lugar
o teu perfume pelo ar
meu melhor passatempo

Nada que eu falasse ia dizer
tudo o que eu sinto por você

Refrão
Quem sabe em pensamento
você me dê razão?
Verso 2
Hoje, eu pensei te procurar
no Farol da Beira-Mar
Eu sei que é onde você está
com os meus sentimentos
Mas, não sou fácil de entender
eu ligo mesmo é pra você
Refrão
Quem sabe em pensamento
você me dê razão?
Chorus
A noite inteira eu quero estar
com você
Adormecer e acordar
com você"

Nenhum comentário: