quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Isso Não Vai Parar - A história por trás da música

Não sou maniqueísta, portanto, não acredito na luta entre o bem e o mal.
O bem e o mal são simplificações que nos ajudam a compreender o mundo. Lançamos as coisas para os extremos justamente para facilitar a construção do conceito (guerra e paz; céu e inferno; democracia e ditadura; certo e errado). Se ficássemos focados naquela zona cinzenta na qual os conceitos se encontram, ou mesmo se confundem, teríamos, realmente, dificuldade de conceituar quase tudo, e teríamos que admitir que a contradição, e a falta de coerência, no mais das vezes, nos definem.
O que isso tem a ver com a canção "Isso Não Vai Parar"?
Sou músico desde que tenho autoconsciência e componho desde criança. No início, poemas, com melodias que eram executadas uma única vez e esquecidas; depois, canções.
Quando o sonho de ser músico profissional acabou e eu tive que botar em prática os anos de faculdade, parei de compor. E fiquei assim alguns anos. Simplesmente, não conseguia compor. Ter assumido uma profissão (não-músico) e, em certa medida, bastante extremada da imagem que se tem do guitarrista de rock, fez sufocar a arte que me acompanhou e me definiu.
Até o dia em que eu compus "Isso Não Vai Parar".
Essa é minha primeira canção da "era moderna", qual seja, aquela na qual passei a pagar minhas contas com o suor do meu trabalho.
E a letra da música surgiu de forma dolorosa, como se algo dentro de mim tentasse me impedir de compor. Havia barreiras a serem vencidas. Na medida em que ia escrevendo, percebi que se tratava de um diálogo comigo mesmo, no qual as várias forças diziam e contradiziam. Assumi minhas contradições, minha incoerência. E ao reunir os extremos num sujeito só, percebi que extremos não há. Que nada é bom ou ruim. As coisas simplesmente são.
Segue a letra da canção: Verso 1, Refrão, Verso 2, Refrão, Verso 3, Refrão.
"Verso 1
Logo veio a noite
e disse um cara que estava por perto: 'isso não vai nada bem...'
Tentando ver de dia
tudo o que podia
ser esperto
Isso não vai parar
eu vou me divertir
você não vai gostar
não posso desistir
Refrão
Giro o mundo inteiro se você parar
Verso 2
Mesmo que fosse embora
ainda não era hora de esquecer seus sonhos
uma lembrança velha: 'meu Deus, onde tudo foi parar!'
E já não era seu mundo
tudo estava escuro num jardim aberto
Isso não vai parar
eu vou me divertir
você não vai gostar
não posso desistir
Refrão
Giro o mundo inteiro se você parar
Verso 3
E não adianta nem querer achar que é apenas uma questão de tempo
Você não vê...! Mas não vai esquecer, não
E outra vez virá
você finge não ver
ele não vai passar
cê vai querer correr
e não vai adiantar
vai ter que encarar
agora é pra valer!
Refrão
Giro o mundo inteiro se você parar"

Nenhum comentário: